O INSS está notificando por carta milhares de pessoas que precisarão fazer uma atualização de documentos. Quem não responder em 60 dias terá o pagamento suspenso.

O presidente do INSS informou que não é um pente fino, que o objetivo NÃO é retirar benefício de quem tem direito, mas corrigir possíveis inconsistências cadastrais.

 

A seguir respostas das dúvidas mais frequentes.

 

1 – O que é essa revisão?

Segundo o INSS, a revisão está relacionada a pendências cadastrais.

 

2 – Quem está sendo convocado?

O INSS diz que estão passando por essa revisão todas as espécies de benefícios, as convocações começaram com os pensionistas, mas devem atingir aposentadorias também.

 

3 – O que fazer se receber essa carta?

Na carta, o INSS informa que os segurados devem enviar pelo site ou aplicativo Meu INSS cópia digitalizada de alguns documentos pessoais e no caso de pensão por morte, também devem ser apresentados esses mesmos documentos do segurado que morreu e dos dependentes do benefício, além da certidão de óbito.

 

4 – Qual o prazo para enviar a documentação?

O segurado terá um prazo de 60 dias, a contar do recebimento da correspondência, para apresentar a documentação.

 

5 – Como eu faço para anexar os documentos no Meu INSS?

  1. Crie sua senha do MEU INSS e entre no aplicativo ou no computador;
  2. Na página inicial, clique na lupa e procure por “atualização de dados cadastrais do benefício”;
  3. O INSS informará que você deve atualizar seus dados de contato. Clique em “atualizar” e confira as informações. Ao terminar, clique em “Avançar”.
  4. Em seguida, será possível anexar os documentos. Você pode fotografá-los com o celular.
  5. Também será preciso responder a algumas questões, como qual o número do benefício, se deseja cadastrar um procurador etc.

6 – E se não conseguir enviar a documentação?

Caso não consiga enviar a documentação pelo Meu INSS, você pode ir até uma agência do INSS, mas é preciso agendar o atendimento pelo telefone 135, solicitando o serviço de “entrega de documentos por convocação”;

7 – Não tenho os documentos solicitados, o que faço?

Se você não tiver algum dos documentos solicitados, a recomendação é tentar consegui-los em órgãos públicos, como na Receita Federal, no caso do CPF, por exemplo, ou fazer uma declaração informando que não possui mais o documento (o recomendado é conseguir os documentos nos órgãos responsáveis);

8 –  Se não enviar os documentos no prazo de 60 dias, o que acontece?

O benefício será suspenso até o segurado apresentar a documentação. Passados 30 dias contados da suspensão, o benefício será cessado.

 

9 – Mas o prazo para revisão não é de dez anos?

Sim. O prazo tanto para o INSS quanto para o segurado revisar um benefício é de dez anos. Porém até quem ganha pensão há mais de dez anos está recebendo a carta.

Após dez anos, o INSS não pode alterar valor ou encerrar o benefício, com exceção de casos em que for comprovada má-fé.

Mas o melhor a fazer agora é apresentar os documentos solicitados.

10 – Enviei a documentação, mas meu benefício foi encerrado. O que fazer?

Nesse caso é preciso procurar a justiça.